A arte tem de ser construída a partir de figuras, em linguagem figurada. Daí termos de estudar os conceitos de denotação e conotação: aquilo que é dito em sentido real, denotação, e aquilo que é dito em sentido figurado
No Brasil foram divididos em:
• Épico: Registra os feitos heróicos de um povo. (Romance, Fábula, Novela, Crônica, Poesia épica ou epopéia)
• Dramático; ligado diretamente a representação por atores. (Farsa, tragédia e Elegia. A elegia louva a morte de uma pessoa. Esse evento é o ponto central Shakespeare)
• Lírico: É essencialmente poético e mostra a subjetividade do autor (Poesia, Sátira, Soneto, Haicai, Acróstico)
Aula introdutória sobre o Romantismo. Nessa aula, a abordagem se voltará para uma apresentação geral sobre o Romantismo, ainda sem entrar no contexto do Brasil, mas apresentando, no contexto europeu, as bases do seu surgimento.
Sumário:Conjunto de mudanças complexas que foi se efetuando na economia, filosofia, política e sociedade.
• Choque entre valores (Burguesia x Aritocracia)
A queda da Bastilha foi um momento muito simbólico e que marca o "início" da Revolução Francesa. Sua importância está associada à insurreição popular contra os abusos da nobreza. Palácio de Versalhes, França = Berço revolução Francesa. Cidade da Inglaterra = Berço revolução Industrial.
Os românticos são contra a artificialidade. Os valores individualista também são muito importantes. O Romantismo é conhecido como um movimento de evasão. Os poetas procuravam a natureza como fonte inspiradora.
Individualismo e História
O Individuo adquire maior importância. A humanidade toma consciência de que é agente nos processos históricos. A história passa a ser escrita por pessoas simples, gente como eu e você. Víctor Hugo em Os Miseràveis. Uma menina simples - Cosette - é a personagem principal. Em cada nação o Romantismo se configurou de uma forma.
Contra a Retórica Clássica (Os artistas clássicos e os neo clássicos, se utilizavam de manuais -verdadeiras normas- de retórica e poética para escrever.) Os Lusíadas, de Camões, é uma epopéia. Nela além dos aspectos formais, há inúmeras referências eruditas a mitos e passagens bíblicas. Seus sonetos são decassílabos. Há claras regras que ele obedece sobre a métrica do poema como escrever, o modo de rimar. O uso do manuais de retórica dependia mais da razão. O modo de você pensar. O modo como você se adequaria ao gênero que está escrevendo. Por exemplo a epopéia, os temas que iam ser tratados. Em outras palavras: era um grande quebra cabeça que cabia ao poeta montar. Para os românticos, mais importante que a razão era a emoção. Eles eram inspirados. Emotivos. Os românticos quiseram romper com o uso das técnicas. Passaram para o indivíduo. É o poder criador da obra. Daí surge o conceito de gênio. Não o da lâmpada. A arte romântica, queria ser expressiva. A arte clássica no geral era uma imitação. A romântica entra em contato com o gênio incompreedido do artista que atavés da inspiração, entraria próximo do divino. Naquela época era mais ou menos assim. Na verdade é bem mais complicado do que isso. O indíviduo transforma o mundo com suas ações. Anteriormente a idéia que se tinha é que a ordem das coisas eram imutáveis. As pessoas ricas seriam sempre ricas e poderosas e os pobres, sempre pobres e miseráveis. Hegel foi um filósofo alemão muito importante no historicismo. Seu sistema filosófico foi inspiração, para Karl Marx desenvolver sua teoria. Essa condição vai mudando e atinge o ápice com a revolução francesa. A partir dela começa-se a acreditar cada vez mais nisso. As pessoa começam a perceber que as coisas não são tão fixas conforme elas pensam. Surge a idéia de o mundo humano poderia ser melhor, dependendo da ação do homem no mundo. E não da aceitação passiva, das regras, das convenções, das normas impostas. Entre elas, a "prisão formal" da arte, enfim do artista. O homem passa a ser visto, como um ser livre, que age no mundo. Se pensarmos bem essas manifestações no Brasil, é um reflexo disso. Busca por mudar as coisas. O Último Tamoio Obra indianista brasileira. O indianismo foi uma das respostas brasileiras, ao problema de construção da identidade de um povo. o indianismo está diretamente ligado à formação da nação brasileira. Concepção de nação. o que é nação. É um território. Um povo. Ele não é mais unido pelas ... de um nobre, de um rei. A nação tem traços de um povo. possui a mesma identidade. Dessa forma se buscará a identidade nacional. Que é o Brasil.
Exercícios;Segundo a concepção Romântica, a História poderia ser entendida como:
• Uma repetição cíclica dos mesmos eventos, que não podem ser alterados pela humanidade.A noção de História dominante na cultura ocidental muda no período da Revolução Francesa, pois os homens, ao se revoltar contra a estrutura política do Antigo Regime, passaram a entender a si mesmos como agentes ativos da história.
Qual alternativa abaixo aponta somente alternativas do Romantismo literário:
• Valorização da emoção; revolta contra a retórica clássica e contra o artificialismo; crença na figura do gênio; historicismo; nacionalismo. • Valorização da retórica clássica; anarquismo; misticismo; revolta contra o mundo burguês; racionalismo pacifismo. • Nacionalismo; socialismo; valorização da emoção; crença em uma história cíclica, revolta contra a figura do gênio. • Revolta contra a retórica clássica e contra o racionalismo. anarquismo; misticismo; nacionalismo; artificialismo. • Emotividade; racionalismo; catolicismo; historicismo; revolta contra a tradição e contra as elites.Ali começa o sertão chamado bruto. Nesses campos, tão diversos pelo matiz de cores, o capim crescido e ressecado pelo ardor do sol transforma-se em vicejante tapete de relva, quando lavra o incêndio que algum tropeiro, por acaso ou por mero desenfado, ateia com um faúlha do seu isqueiro. Minando à surda na touceira, queda a vívida centelha. Corra daí a instantes qualquer aragem, por débil que seja, e levanta-se a língua de fogo esguia e trêmula, como que a contemplar medrosa e vacilante os espaços imensos que se alongam diante dela. O fogo detido em pontos, aqui, ali, a consumir com mais lentidão um estorvo, vai aos poucos morrendo, até se extinguir de todo, deixando como sinal da avassaladora passagem, o alvacento lençol, que lhe foi seguindo os velozes passos. Por toda a parte melancolia; de todos os lados tétricas perspectivas. É cair, porém, daí a dias copiosa chuva, e parece que uma varinha de fada andou por aqueles sombrios recantos a traçar às pressas jardins encantados e nunca vistos. Entra tudo num trabalho íntimo de espantosa atividade. Tranborda a vida. Taunay, A. Inocencia. São Paulo. ,br>
O romance romântico teve fundamental importância na formação da idéia de nação. Considerando o trecho acima, é possível reconhecer que uma das principais e permanentes contribuições do Romantismo para a construção da identidade da nação é a:
• Possibilidade de apresentar uma dimensão desconhecida da natureza nacional, marcada pelo subdesenvolvimento e pela falta de perspectiva de renovação.Ao fazer, na ficção romântica, um romance de caráter sertanejo, ou regionalista, como ficou conhecido, o autor expande a consciência brasileira para os limites do território nacional, tirando de foco estritamente a sociedade da corte do rio de Janeiro.
• Introdução ao tema da próxima aula