Home
Página anterior

Sociologia

Sociologia | ENEM - Max Weber | Link: https://youtu.be/FwbxmgoYQQ4

Jessé de Souza

Sociólogo que assumiu neste ano a direção do principal think tank brasileiro fala sobre novo livro "A tolice da inteligência brasileira" Esta é uma entrevista exclusiva de Jessé de Souza ao programa Brasilianas.org, exibido na TV Brasil e apresentado por Luis Nassif. O sociólogo e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), principal think tank brasileira, está à frente de uma pesquisa inédita que promete traçar um retrato das diferentes classes sociais no país, chamada de "Radiografia do novo Brasil moderno". Jessé Souza é formado em direito e mestre em sociologia pela Universidade de Brasília, com doutorado, livre docência e pós-doutorado em importantes universidades da Alemanha e Estados Unidos, dentre elas a New School for Social, de Nova York. Nesta entrevista o professor falará, ainda, dos principais pontos do seu novo livro "A tolice da inteligência brasileira", que será lançado nos próximos dias. Na obra, ele desenvolve de forma mais profunda a defesa, que vem fazendo já há alguns anos, de que a classe média brasileira é reduzida, não englobando os 40 milhões de brasileiros que ingressaram no mercado de consumo na última década. Em outras palavras, para Jessé, as classes não podem ser compreendidas apenas pelo poder econômico ou pelo acesso ao consumo, mas a partir de uma análise mais ampla, que inclui acesso à educação, cultura entre outros fatores de acesso a conhecimento e serviços de qualidade.

Pierre Félix Bourdieu

Considerado um dos maiores sociólogos de língua francesa das últimas décadas, Pierre Bourdieu é um dos mais importantes pensadores do século 20. Sua produção intelectual, desde a década de 1960, estende-se por uma extensa variedade de objetos e temas de estudo. Embora contemporâneo, é tão respeitado quanto um clássico. Crítico mordaz dos mecanismos de reprodução das desigualdades sociais, Bourdieu construiu um importante referencial no campo das ciências humanas.

La Dominación Masculina - Parte 1 HD

Conceito de Capital Cultural

Sociologia - Karl Marx - Parte 1/2

Sociologia - Karl Marx - Parte 2/2

Mark, Durkeim e Weber (Clássicos da Sociologia)

Émile Durkheim


Sociologia - Aula 07 - Durkheim e o Fato Social

Entrevista com Raquel Weiss, doutora em Filosofia pela USP, especialista em Émile Durkheim. Neste programa Raquel apresenta alguns conceitos da sociologia durkhemiana.





Leviatã de Hobbes


....Nós precisamos do estado, porque não somos capazes de sozinhos de nos regularmos. Para perseguirmos o nosso plano de vida e exercer os nosssos direitos individuais, precisamos de um estado que faça basicamente duas coisas. Coloque regras, ou seja as leis e puna aqueles que as desrespeitarem. Hobbes explicita que a função do estado é garantir a segurança do cidadão. ...se eu admito restrições a minha pessoa é porque elas me propiciam algum bem. ...a relaçao que eu estabeleço com os outros individuos é uma relação instrumental. Para Hobbes as coisas e as pessoas não tem valor intríseco. Mas tem um valor atribuído. Sou eu enquanto indivíduo, que atribuo um valor a você enquanto pessoa. Você não tem um valor por você mesmo. Isso significa, que o valor que eu atribuo a você, sendo eu um indivíduo guiado pelo benefício próprio, é oriundo da consideração do meu próprio benefício. Eu considero e te atribuo valor, a medida em que você contribui de algum modo para o meu próprio indivíduo. Hobbes chega a dizer que o valor das pessoas é o preço que nós atribuímos a ela....se o valor positivo que eu atribuo a você, vem do fato de eu achar que você contribui para o meu própio bem; o valor negativo vem por eu considera-lo um obstáculo a minha pessoa. E Hobbes fala muito da gente; do ódio estrangeiro, ao nordestino, ao negro, ao gay, a mulher, ao diferente; aquele que de algum modo você não considera capaz de contribuir para o seu plano de vida, que é guiado por certos valores individuais. Hobbes está muito ciente, ....a ausência do estado levaria a um estado de guerra. O Leviatã é um livro escrito no contexto da guerra civil inglesa. O que são as guerras? Para ele é o momento que o estado perdeu a sua força. ...Para Hobbes a democracia seria inviável. ...Se o que queremos é segurança, precisamos de obediência civil.

Voltar ao topo