É uma linguagem para estilos que define o layout de documentos HTML. Ele controla fontes, cores, margens, linhas, alturas, larguras, imagens de fundo, posicionamentos e muito mais. Existe uma necessidade contínua de mostrar o poder do CSS. O Jardim Zen Csszengarden tem como objetivo estimular, inspirar, incentivando também a participação. Para começar, veja alguns dos projetos existentes na lista. Clicando em qualquer um será carregada a folha de estilo nessa mesma página. O html é o mesmo, a única coisa que mudou é o arquivo CSS externo. Sim, realmente, até parece mentira!
Como já foi dito, ele permite o controle total e completo sobre o estilo de um documento hipertexto. A única maneira de ilustrar isso é demonstrar o que realmente pode ser feito, quando as rédeas estão nas mãos de quem é capaz. Designers e programadores têm contribuído para a beleza da web, e podemos empurrá-los ainda mais.
O HTML pode ser (in)devidamente usado para definir o layout de websites. Contudo CSS proporciona mais opções sendo mais preciso e sofisticado. Ele é suportado por todos os navegadores atuais. Ao estudar algumas lições deste tutorial, projetar uma folha de estilos usando CSS, ficará mais fácil e o visual do website, ficará muito mais atraente e dinâmico. cssmania
HTML é usado para estruturar conteúdos. CSS é usado para formatar conteúdos estruturados. Isto soa um tanto técnico e confuso, mas fará sentido em breve.
Nos anos 1990 Tim Berners Lee Tim Berners inventou a World Wide Web, a linguagem HTML que era usada somente para estruturar textos. Um autor podia marcar seus textos definindo "isto é um cabeçalho " ou "isto é um parágrafo" usando tags html como <h1> e <p>
À medida que a Web ganhava popularidade, os designers sentiram a necessidade de encontrar meios para construir layout para os documentos online. Para suprir estas necessidades, os fabricantes de navegadores (àquela época a Netscape e a Microsoft) inventaram novas tags html, por exemplo a tag <font> que se diferenciava das tags originais do html pelo fato de destinar-se à layout — e não à estrutura. Isto teve o efeito de desvirtuar o emprego de tags inicialmente projetadas para estrutura, como a tag <table> que passou a ser empregada para layout. Muitas destas novas tags para layout, como a tag <blink> eram suportadas somente por um determinado tipo de navegador. A frase "Você precisa do navegador X para visualizar esta página" tornou-se comum nos websites.
CSS foi inventada para solucionar esta situação, colocando à disposição dos web designers meios sofisticados de projetar layouts, suportados por todos os navegadores. E ao mesmo tempo a separação dos estilos de apresentação, da marcação dos conteúdos, tornou a manutenção dos sites bem mais fácil.
CSS é uma revolução no mundo do web design. Os benefícios concretos do uso de css incluem: