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O objetivo deste guia é expor ao leitor, de maneira objetiva, as alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste. No Brasil, o Acordo foi aprovado pelo Decreto Legislativo no 54, de 18 de abril de 1995.


Gramática da Língua Portuguesa

A Gramática está dividida em algumas partes que são:

Fonologia: O termo fonologia vem do grego. Fono quer dizer som, voz. logia = logos - estudo, o conhecimento. diz respeito a todas aquelas inúmeras regras do “x”, “ch”, “s”, “z” e as tantas letras do alfabeto. O encontro vocálico, o dígrafo, a divisão das sílabas. As regras de acentuação.

Morfologia: A morfologia é o estudo da palavra isoladamente, fora da frase. Ou seja na formação das palavras. Elas podem ser derivadas, compostas, diferentes classes gramaticais. As mais estudadas são o adjetivo, o substantivo e o advérbio. Toda essa classificação é denominada de morfologia. Ela estuda a particularidade de cada classe.

Sintaxe: A sintaxe é a parte da gramática responsável pelo estudo das funções dos vocábulos em uma frase ou período. A sintaxe diz respeito às orações, frases, sujeitos, períodos, objetos e complementos para a formação das orações. É o caso de toda a classificação verbal, apostos, vocativos e afins.

Figuras de Linguagem: As figuras de linguagem são classificadas em:
Figuras de Palavras / Figuras de Pensamento - Figuras de Construção ou Sintáticas

Classe Gramatical

Atualmente, são reconhecidas dez classes gramaticais pela maioria dos gramáticos. São elas:

Dicas para escrever bem.

PONTUAÇÃO
É um assunto de difícil assimilação, dada a imensa quantidade de regras existentes 
e profundo conhecimento gramatical para poder empregá-Ias. Porém, tentamos reduzir
essas regras, agrupá-Ias, permanecendo, então, os principais usos.

 PONTO FINAL [ . ]
a) Põe fim a uma frase declarativa, podendo ser um período simples ou composto:
     "Mexer com mulher alheia, traz confusão,"

b) Em abreviaturas de um modo geral:
     "V.Exa. , "Av.," , "Sra.,"

PONTO E VÍRGULA [ ; ]
a) Separa orações que exprimem pensamentos opostos:
     "Uns esperam; outros vão em frente,"

b) Separa orações num período:
     "A índia descobriu-me; ela era esperta."

c) Separa orações quando, pelo menos, uma delas já possui vírgula no interior;
    "Japoneses atacam; em seguida, uma bomba cai em Hiroshima."

d) Separa itens de Relatórios, Leis, Decretos, etc.

DOIS PONTOS [ : ]
Introduz algo que vai ser dito ou citado: 
"Dinossauros: o fim começou na Índia." 
"O filósofo disse: Penso, logo existo."

PONTO DE INTERROGAÇÃO [ ? ] 
Usado em perguntas diretas: 
"Será que já se nasce com talento?"

PONTO DE EXCLAMAÇÃO [ ! ]
a) Em frases exclamativas: "Que olhos lindos!"
b) Em Interjeições e onomatopéias: "Oba!”, "Hic!", "Psiu!" 
c) Com verbos no Imperativo: "Saia já daqui!"

RETICÊNCIAS [ ... ]
a) Mostra interrupção, motivada por surpresa ou dúvida:
	"Puxa!...Então não tem jeito!"; "Ah, se ela quisesse..."
b) Mostra interrupção na fala de uma personagem:
	"O rapaz é menor. Você não pode..."
c) Indica que uma parte foi ,suprimida, numa citação.

ASPAS [ “” ]
a)	Serve para destacar e isolar citações e transcrições:
     Disse Cabral: "Eis aqui um porto seguro,"

b) Destaca palavras estrangeiras, gírias e expressões regionais:
	 Olhou para mim com cara de "ué!"
	 A única coisa que lhe importa é ter "status".

c) Destaca nomes de obras e publicações:
	 "Canaã" foi escrita por Graça Aranha.

d) Realça palavras ou expressões, ,numa sentença:
	 Você anda muito "chato", meu filho!

e) Indica mudança de interlocutor, substituindo travessões:
	 "Que é isso, João?"
	 "Sei lá, Pedro!"

TRAVESSÃO [ - ]
a) Indica a fala de cada personagem num diálogo, substituindo aspas:
     - Que é isso, João?
     - Sei lá, Pedra!

b) Destaca palavras, frases ou expressões, na mesma função da vírgula:
	 "Bailões - tipo de festa gauchesca - são populares."

c) Liga substantivos próprios que indicam itinerário:
	 "Este ônibus é da linha Rio-Bahia."

PARÊNTESES [ ( ) ]
a) Isolam frases intercaladas: com a mesma função de vírgulas:
	 "Assim vive o coelho (de quem todos gostam) entre arbustos."

b) Isola um comentário passageiro e dispensável:
	 "Ela era bonita (puxou à mãe) e sabia disso."

PARÁGRAFO[ § ]
Indica um item de um texto ou artigo de Lei.

CHAVES [ { } ]
Usada para dividir um assunto, principalmente em Matemática.

COLCHETES [ [ ] ]
Têm a mesma finalidade que os parênteses, porém usados apenas; em assuntos de
cunho didático, filosófico e científico: "O fonema [ f ] é muito empregado."

ASTERISCO [ * ]
Usado para indicar uma explicação no rodapé da página, uma observação importante sobre 
o assunto que, no momento, não podia ser interrompido.

BARRA [ / ]
Muito empregada nas abreviações de datas e em algumas abreviaturas:
"07/04/95", "C/C"

VÍRGULA [ , ]
a)	Separa as orações num período. 
      "Uns têm sorte, outros têm azar."

b) Separa as expressões adjetivas e adverbiais antecipadas:
     "Há alguns anos, descobriram-se ossadas em Piracicaba."
	"Agorinha mesmo, o chefe voltou."

c) Isola o nome da localidade, em datas: 
	"Ubatuba, 20 de julho de 1995."

d) Separa os elementos de uma enumeração:
	"- Eu vendi camas, armários, cadeiras e sofás."

e) Indica a omissão de um termo: 	
     "No salão, a mesa de jantar."

f) Isola o aposto, (explicação do sujeito) e orações explicativas:
    "Mali, um país africano, tende a desaparecer."
    "A neve, que é branca, cobriu as árvores."

g) Separa as orações adverbiais (tempo, lugar, modo, etc.):
    "Se você tiver febre ou dor, tome Anador!"
    "Mal se viam, começavam a brigar."

h) Isola o vocativo nas orações:
     "Guarda essa faca, João!"

i)Isola orações intercaladas, substituindo travessões: 
     "Eu, pensava o burro, não nasci para cavalo."

j) Separa as partes de um provérbio:
   "Antes só, que mal-acompanhado."
   "Papagaio come milho, periquito leva a fama."

I) Em palavras ou expressões explicativas, conclusivas, retificativas ou enfáticas: pois,
porém, outrossim, isto é, a saber, assim, bem, com efeito, sim, não, ou melhor, digo, por exemplo, etc...
    "Com efeito, valeu a pena o esforço." "Todos viram o filme, ou melhor, a maioria."
	m) Separando o nome da rua do número da casa/edifício, desde que não se use a abreviatura n° .
	"Rua Fagundes, 28"; "Rua Fagundes N° 28"

OBSERVAÇÃO:

a)	Nunca se usa vírgula entre o sujeito e o verbo da oração;
b)	Nunca se usa vírgula entre o verbo e seus objetos.

ACENTUAÇÃO GRÁFICA
A acentuação gráfica na Língua Portuguesa obedece a normas que foram criadas no Acordo Ortográfico
Luso-Brasileiro de 1943,alterado em 1971, cujas regras expomos abaixo:

a)Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas: 
      "Límpido, escândalo, crisântemo, ínterim."

b) Todas as palavras paroxítonas terminadas em I, L, N, R, X, PS, OM, ON, Ã e ÃO, 
(seguidas ou não de "s"), as terminadas em UM/UNS, e as termina­das em DITONGOS:
     "Álbum, júri, próton, jóquei, órfã, fórceps, fácil"

Exceções: Os prefixos terminados em I e R (semi-árido; super-homem).

c) Todas as palavras oxítonas e os monossílabos tônicos terminados em A,E e O
(seguidas ou não de "s") e as oxítonas terminadas em EM e ENS: 
     "Avô, vê-Io, atrás, cotó, você, parabéns."

d) Os verbos TER, VIR, VER, LER. DAR E CRER e seus compostos, quando aparecerem na 3ª
pessoa do plural, Presente indicativo:
	"Eles vêm, elas têm, eles retêm, elas povêm, eles contêm."

e) Acentuam-se as letras U e I quando aparecerem sozinhas na sílaba tônica de uma palavra
(seguidas ou não de "s") , antecedidas de vogal. Para esta regra excetuam-se as palavras
que contenham NH após o U ou o I:
  "Conteúdo, moído, saúde, país, saíste, rainha, unha,"

f) Os ditongos abertos ÉI, Ól e ÉU também são acentuados: 
    "herói, chapéu, platéia, jibóia,"

g) Acentua-se a primeira vogal (tônica) dos hiatos ÔO e _E: 	
     "vôo, descrêem, perdôo, antevêem,"

h) Acentua-se o U tônico (pronunciado) dos grupos GUE, GUI, QUE e QUI:
    "augúi, averigúe, apazigúe,"	.

i) Da regra antiga (até 1971) restaram os seguintes acentos diferenciais:
Côa (verbo e substantivo)	Coa (contração)	Pólo (substantivo)
Pólo (substantivo)	Polo (contração antiga)
Pôr (verbo)	Por (preposição)	 	 
Pára (verbo)	Para (preposição)	Pêra (substantivo)
Pêra (substantivo)	Pera (preposição antiga)
Pêlo (substantivo)
Pêlo (verbo)
Pêla (verbo)	Pelo (contração)
Pela (preposição)	 	 
 	 	Pôde (verbo: fechado)	Pode (verbo: aberto)
 	 	Porquê (substantivo)	Porque (conjunção)
Ás (carta de baralho)	As (artigo) 	Quê (substantivo)	Que (conjunção)

NOTAÇÕES LÉXICAS
Notações léxicas são sinais que nos auxiliam no momento em que escrevemos.
Vamos conhecer esses sinais:

TIL [ ~ ]
É usado para dar nasalidade às vogais A e O: 
"Mão, faltarão, sertões. cãibra,"

TREMA[ ¨ ] 
Usado sobre a letra U átona, pronunciada, nos grupos GUE, GUI, QUE e QUI:
"Agüentar, sagüi, eqüino, tranqüilo,"

APÓSTROFO [ ‘ ]
Indica a supressão de uma vogal, na junção de palavras compostas:
"Copo d'água", "Minh'alma," "Olh'a Mangueira ai, gente'"
Observação: Não se usa apóstrofo na forma reduzida PRA, nem nas contrações envolvendo 
preposições (nesse, na, naquele, nele) ou em títulos de livros, jornais, etc. (Edição do Globo).

CEDILHA [ , ]
Usada sob a letra C, diante das vogais A, O e U. dando um som de SS:
"louça, braça, Cabuçu, pescoço,"

ACENTO GRAVE [ ` ]
Indica fusão de preposição A com o artigo A: 
"Eu vou à cidade,"

ACENTO AGUDO [ ´ ]
Indica som aberto em vogais, de acordo com as regras de acentuação gráfica:!
"Picolé", "cipó", "pá,"

ACENTO CIRCUNFLEXO [ ^ ]
Indica som fechado em vogais, de acordo com as regras de acentuação gráfica: 
"Você", "Avô,"

HÍFEN [ - ]
É uma matéria extremamente complexa e mal disciplinada pelo Pequeno Vocabulário Ortográfico 
da Língua Portuguesa, Dadas as incoerências encontradas, e os desencontros de idéias entre
os gramáticos, colocamos abaixo um resumo das idéias que combinam, para que sirva de base aos usuários.
a)Usado para separar sílabas:
     "ca-ne-ta"

b)Liga um verbo ao seu pronome oblíquo: 
     "Vende-se", "Dar-se-á"

c) Liga palavras compostas, cada uma com sua autonomia fonética e acentuação, porém perdendo seus
significados originais em prol de uma terceira significação, um conceito único:
    "Amor + Perfeito = amor-perfeito"
    "Quinta + feira = quinta-feira"
    "Bem + te + vi = bem-te-vi"

Observação: Para que se entenda bem a diferença entre usar o hífen ou não, nesses casos, observe
os exemplos abaixo:

MEIO DIA (metade de um dia) 	MEIO-DIA (12 horas)
PÃO DURO (endurecido) 	PÃO-DURO (sovina)
COPO DE LEITE (alimento) 	COPO-DE-LEITE (uma flor)
CARA SUJA (rosto sujo)	CARA-SUJA (tipo de periquito

d) Liga substantivos compostos, em que o segundo qualifica o primeiro:
     "Cidade-fantasma."

e) Liga adjetivos compostos:
	"Mato-grossense", "Latino-americano."

f) Liga os prefixos SEM, VICE e EX com outras palavras:
	"Sem-vergonha", "Vice-presidente", "Ex-governador."

g) Liga os prefixos com acentuação própria como PÓS, PRÉ, RECÉM, PRÓ, RECÉM, ALÉM e
AQUÉM com outras palavras:
"pós-graduação", "Pré-nupcial", "Além-mar."

h) Liga os prefixos SUPER, INTER. e HÍPER com palavras iniciadas por H e R:
     "Super-racional", "Super-honrado", "Inler-relacionado"

i) Liga o prefixo SUB com palavras iniciadas por R e B:
	"Sub-raça", "Sub-bibliotecário,"

j) Liga os prefixos ANTE, ANTI, ARQUI e SOBRE com palavras iniciadas por H, R e S:
   "Ante-sala", "Anti-herói", "Sobre-humano,"

I) Liga os prefixos CONTRA, EXTRA, AUTO, SEMI, INFRA, INTRA, NEO, PSEUDO, SUPRA e ULTRA
com palavras iniciadas por H, R, S e VOGAIS:
    "Contra-indicação", "Extra-escolar", "Auto-análise", "Semi-árido."
    "Intra-uterino", "ultra-som", "pseudo-artista"

Exceção: extraordinário

m) Liga o prefixo BEM com palavras de vida autônoma:
	 "Bem-aventurado", "Bem-amado", "Bem-querer."

n) Liga os prefixos MAL, PAN e CIRCUM com palavras iniciadas por H e VOGAIS:
    "Pan-americéll1o". "Mal-humorado."

o) Liga o prefixo CO com outras palavras, dando idéia de JUNTAMENTE:
	"Co-autor", "Co-irmã", "Co-piloto," 

p) Liga o advérbio NÃO (funcionando como prefixo) a outra palavra: 
    "Gandhi pregava a não-violência," 
    "Também promoveu um movimento de não-cooperação."

q) Existe ainda um outro uso do HÍFEN, sem respaldo ortográfico, mas que traz um valor
bastante expressivo de estilo:
     "Ela comprou um sei-Iá-o-quê."
     "Foi um Deus-nos-acuda!"

Observação: Existem compostos que dispensam o uso do hífen, uma vez que uma palavra consegue 
se contrair perfeitamente com a outra:	
"aguardente, girassol, malmequer, passatempo, pontapé, rodapé, sobremesa, vaivém, aeroporto,
audiovisual, minissaia, grastroenterologia, microrganismo, radiouvinte, socioeconômico, supersônico, 
termoelétrico/termelétrico, etc,"

CRASE
Crase (saiba mais)
Este acento é ocasionado pela junção da preposição "A" com os artigos femininos "A" e "AS" e com os
demonstrativos AQUILO, AQUELE, AQUELA e seus plurais.
Existem quatro testes práticos que respondem se o "A" da frase deve levar CRASE ( ` ) ou não.
Vamos a eles:

a)Experimente trocar o A por PARA A. 
     "Pedi ajuda à mulher" (para a mulher) 
     "Vou à igreja." (para a igreja)

b) Experimente trocar o A por AO e a palavra subseqüente por uma: equivalente masculina.
     "Escrevi à mãe." (ao pai)
     "Fui à fazenda." (ao sítio)

c) Experimente trocar IR A por VOLTO DA.
    "Vou a Santos." (volto DE Santos)
    "Vou à Bahia," (volto DA Bahia)

Todas as demais situações, que não se enquadram nos testes acima, são regidos pelas 
regrinhas que enumeramos abaixo:

a) Em locuções adverbiais e prepositivas.
 "Saiu às pressas à procura dele."
b) Somando a preposição A com os demonstrativos já citados.
 "Não irei àquela cidade." (a aquela = àquela)

NÃO SE PODE CRASEAR

a)Antes de palavras masculinas, salvo quando designar MODA. 
     "Ele agradeceu a Deus."
     "Veste-se à Pierre Cardin."

b) Diante de artigo UM e UMA.
	  "Eles chegaram a uma cidade qualquer."

c) Diante de qualquer verbo.
    "O jogador chegou a cair."

d) Diante das formas de tratamento sua e vossa. 
   "Eu trouxe o relógio a V.Exa."

e) Diante de Pronomes Pessoais, Indefinidos e Demonstrativos. 
    "Trouxe um presente a ela,"
    "Não obedece a ninguém."
    "Não deixe de vir a esta aula,"

f) Quando o "A" estiver diante de Substantivo plural. 	
   "Iremos a festas naquela praia."

USOS FACULTATIVOS DA CRASE
a)	Diante de Pronomes possessivos: "Logo cheguei à sua casa."

b) Antes de nome próprio de pessoas: "Dei um anel à Teresa."

INICIAIS MAIÚSCULAS
Abaixo relacionamos as principais situações em que se usa uma inicial maiúscula, na Língua Portuguesa:

a) Nas palavras que iniciam uma sentença;

b) Nos nomes próprios de pessoas (inclusive apelidos), de edifícios, escolas, ruas, avenidas,
cidades, vilas, estados, países, regiões, mares, lagos e montanhas:
  "José, Pelé, Rua Tiradentes, Rio Negro."

c) Em abreviaturas e siglas:
 "Funai, Fename."

d) Nos nomes sagrados e respeitados de todas as crenças: 
	"Deus, Netuno, Nossa Senhora, Buda."

e) Nos nomes de tribos, clãs, dinastias, etc.:
	"Guaranis, MacArthur, Orleans e Bragança,"

f) Em títulos de livros, jornais e revistas, ele:
	"Gabriela Cravo e Canela."

g) Em nomes de épocas e movimentos históricos:
	"Renascimento", "Cristianismo", "Idade Média."

h) Nomes que designam altos conceitos religiosos, políticos, ele: 	
     "Igreja", "Senado", "Pátria", "Marinha."

i)	Nomes de Artes, Ciências e disciplinas Escolares: 	
    "Arquitetura", "Música", "Português."

j) Nomes de festas comemorativas, religiosas ou não: "Natal", "Páscoa", "Dia das Mães", "Quaresma."

I)	Nos pontos cardeais e colaterais, quando designarem regiões: 	
   "Nordeste", "Zona Norte", "Oriente,"

m) Nomes de partidos políticos, associações, instituições públicas e agre­miações:
     "Direitos Humanos", "Partido dos Trabalhadores", "Instituto Osvaldo Cruz”

n) Nas formas de tratamento, exceto VOCÊ
    "Sua Excelência.", "Vossa Majestade."

o) Em substantivos comuns, quando personalizados:
    "O Amor tudo pode."

p) Na palavra PAÍS quando substituir o nome do país: 	
    "O deputado fugiu do País." (do Brasil).

q) Nos meses do ano, apenas em datas históricas: 	
    "7 de Setembro", "25 de Dezembro."

r) Nomes de altos cargos e dignidades:
	"Presidente da República", "Governador de Estado"

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Aula 16 Classes Gramaticais Considerações Iniciais I




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Origem da palavra texto: textum, textil
texto: entrelaçamento de dados. • Poder ser palavras. • Um semáforo. Através das cores uma mensagem é passada. Cruzamento de unidades - composição de uma nova unidade

Para que um texto funcione

 (Fazer-se compreendido)Intecionalidade (O que se pretende expressar)
 São vários os objetivos que um texto pode ser prouduzido
 (Diferentes a partir da intenção com que são produzidos)
	 Propaganda (Intecionalidade: uma venda de algo material ou valores, princípios.
	                    prioridade: com quem se fala) 
	 Depoimento (Aqui a idéia de relato prevalece - Prioridade: aquele que fala)
	 Resenha Crítica (Avaliação a respeito de uma texto ou de uma determinada obra) 

 Aceitabilidade (Critério de recepção por parte daquele que lê)
 
 Formalidade Situacionalidade (Respeito ao contexto)
 Gramática
 Vocabulário (O vocabulário interfere na legitimização das idéias)
 Cuidado ao construir referências. Semana passada, etc.
 cuidado com os preconceitos, generalizações, estereótipos
 
 Informatividade
 Charge
 Reportagem
 Artigo
 
 Intertextualidade
 

Função da linguagem - Elementos Construtivos e Função dos Textos

Função da linguagem é um assunto também muito pedido tanto no ENEM quanto em qualquer outro vestibular... Os vestibulares modernos têm a preocupação de saber se os estudantes têm a noção de que um texto é muito mais do que um aglomerado de palavras. Todo texto tem uma função, um sentido, um propósito e características próprias. E nós precisamos aprender a reconhecer as particularidades de cada texto.

Para que nossas intenções fiquem evidentes ao escrevermos um texto, adequamos a linguagem para atender a um objetivo específico na comunicação. Assim sendo podemos transmitir informações de maneiras diversas. As funções da linguagem estão centradas nos elementos da comunicação. Podemos destacar a função conativa da linguagem, ou função apelativa. De fácil identificação a função conativa é organizada para influenciar e persuadir o destinatário, e para isso faz o uso de verbos no imperativo, pronomes na segunda pessoa e vocativos. Sua principal intenção é vender determinado produto ou ideia para um grupo social específico, sendo comumente empregada na publicidade. Observe que os anúncios vistos no dia a dia estão sempre dialogando com públicos diferentes, e a linguagem usada de forma diferente para que cada consumidor sinta-se “atingido” pelo emissor. A função conativa não é usada somente para à publicidade: podendo também ser encontrada em textos, como discursos, horóscopos e até mesmo em livros de autoajuda. Quando a intenção for persuadir, não tenha dúvida, utilize a linguagem conativa.

Texto

A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivo, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações. Duarte M. O Guia dos curiosos.

Você já deve ter lido o texto e percebeu que é um texto bem informativo. Explica-nos sobre a biosfera, como ela é dividida. Explica um pouco também sobre um ecossistema. Perceba que usei os verbos: “informar”, “explicar”. Ou seja, o texto tem uma função de INFORMAR E EXPLICAR. Vamos então para as alternativas encontrar a resposta correta: Letra A) – Emotiva. Não. O texto não apresenta os sentimentos do autor. Errada.
Letra B) – Fática. Também não. Essa linguagem é para testar oncanal de comunicação. É igual quando você atende ao telefone e fala: Alô. O alô é para testar o canal de comunicação. Ou seja, para saber se a pessoa está do outro lado. Errada também.
Letra C) – Poética. Não. Você viu alguma coisa de poesia no texto falando sobre ecossistema? Não. Errada também.
Letra D) – Conativa. Essa linguagem também é conhecida como Apelativa e tem o objetivo de influenciar o leitor. E não é o caso.
Letra E) – Já que todas que lemos até agora estavam erradas.