Ciência/Política

Curso: Ciência Política (este)
Ciência Política Aula 6 splitter 01

Partidos Políticos (parte 2) vídeo-1

• Desde que os partidos passaram a ser estudo das ciências sociais a ideologia deixou de ser um critério definidor. • David Hume: a ideologia é extremamente importante para o partido enquanto o partido não existe, ainda • Definições de LaPalombara e Weiner para partido político: 1º) Organização durável, cuja expectativa de vida é superior a de seus dirigentes. - 2º) Organizacão estruturada localmente e implantada nacionalmente. - 3º) Um partido político é dotado de uma vontade deliberada de seus dirigentes nacionais e locais de tomar e exercer o poder do Estado. - 4º) O partido político, para tomar e exercer o poder do Estado, busca o apoio popular.

O que na aula passsada nós destacamos? A primeira observação que eu fiz, foi objeto de uma indagação pela internet, sobre a ideologia como elemento definidor dos partidos políticos. Eu vou mellhorar o que disse. Desde que os partidos políticos passaram a ser objeto de estudo das ciências sociais a ideologia deixou de ser um critério definidor. Mas é preciso lembrar que o surgimento dos partidos políticos é anterior ao surgimento das ciências sociais. E portanto muita gente tentou definir partidos políticos antes disso. Nessse momento costumava-se acreditar que os partidos políticos eram de fato um conjunto de pessoas que professavam as mesmas ideias. Então eu tenho aqui dois exemplos de definição: a primeira é de Edmundo Burke que você conhece da história. Veja como ele define partidos políticos: o partido é um conjunto de homens unidos, para promover por seus esforços comuns o interesse nacional, com base em alguns princípios em torno dos quais estão todos de acordo. Ora, veja o que diz Benjamin Constant: célebre autor liberal suíço-francês que pretendeu conciliar o anseio de expansão das esferas de liberdades individuais, sem perder de vista os valores provenientes da tradição cultural e política, que assegurariam a necessária estabilidade do Estado e do Poder Político. Exatamente por isso, foi muito incompreendido pelos que estudaram sua obra. você conhece muito bem, porque é figura carimbada de quem estuda a história da américa do norte. Ele define dessa maneira: um partido é uma reunião de homens que professam a mesma doutrina.

Ora, o que a gente pode observar então? Com o surgimento das ciências sociais a definição de partido político mudou. Mas não deixa de ser curioso que o surgimento de uma forma de pensar, possa mudar uma realidade que já existia antes dela. David Hume brilhante filósofo saxão muito conhecido, sobre o qual nós falaremos muito no curso de ética. Ele diz: a ideologia é extremamente importante para o partido enquanto o partido não existe, ainda. Em outras palavras: é justamente por conta da perspectiva de uma unidade ideológica, que as pessoas se sentem motivadas a se juntarem. Porém, explica David Hume, tão logo os partidos entrem em funcionamento a ideologia deixa de ser um critério definidor. Ora, eu diria que ele está bem na transição da maneira de pensar de uma para a outra. E o fato é que hoje ninguém mais definine partido político pela ideologia. Já que estamos falando da definição de partidos políticos, eu vou oferecer a vocês aquela que é a mais conhecida.Vou apresentar seus elementos definidores e tentar polemizar, ou seja problematizar, seus elementos definidores. Essa definição se encontra presente no pensamento de dois cientistas políticos; desses que saíram da europa por conta da segunda guerra e foram parar no Estados Unidos. Como tantos outros, tipo ......, .....que são: laPalombara e Weiner. Eles vão definir partidos políticos numa obra clássica intitulada: Political Parties and Political Development. Reflections on Political Parties and Political Development, Four Decades Later - Joseph LaPalombaraEssa definição é a mais consagrada. O que eu queria que você aprendesse aqui. Que um fulano que se atreve a propor uma definição de partidos políticos, está de cara, sujeito a levar muita pedrada. Porque na verdade a missão não é nada fácil. O que se espera de uma definição de partido político? É o mesmo que se espera de qualquer definição. É você dizer aquilo que todas as unidades tem em comum, e aquilo que diferencia de todo o resto. Ora não é nada simples em se tratando de partidos políticos.

Porque afinal de contas é preciso encontrar aquilo que os partidos tem em comum. E as organizações partidárias ao longo dos anos, são muito diferentes entre si. E em segundo lugar é preciso encontrar aquilo que diferencia das organizações não partidárias. O que não é nada fácil! A única coisa que não temos nesse lugar é aula. Com gente gritando no corredor! Ora, laParombara e Weiner proporão quatro critérios: Observação: Os quatro critérios são suspeitos. Esses critérios individualmente não definem nada, porque estão presentes em outras organizações. O que discriminaria os partidos políticos é a combinação dos quatro. Vamos a eles: primeiro: Organização durável, cuja expectativa de vida é superior a de seus dirigentes.
segundo: Organizacão estruturada localmente e implantada nacionalmente.
terceiro: Um partido político é dotado de uma vontade deliberada de seus dirigentes nacionais e locais de tomar e exercer o poder do Estado.
Quarto: O partido político, para tomar e exercer o poder do Estado, busca o apoio popular. Definições de LaPalombara e Weiner conhecidas no mundo inteiro.

Pergunta 1 de 2

'Ideologia é extremamente importante para o partido enquanto o partido não existe.' Esta afirmação representa a ideia de:
• HUME Correta
• BURKE
• WEINER
• LAPALOMBARA

Pergunta 2 de 2

Segundo os critérios para a definição de partidos políticos apresentados por WEINER e LAPALOMBARA, a afirmação FALSA sobre um partido político é:
• Organização durável, cuja expectativa de vida é superior a de seus dirigentes.
• Organizacão estruturada localmente e implantada nacionalmente.
• O partido político, para tomar e exercer o poder do Estado, busca o apoio das elites. Correta
• Um partido político é dotado de uma vontade deliberada de seus dirigentes nacionais e locais de tomar e exercer o poder do Estado.

Voltar ao topo