Origem da palavra texto: textum, textil
texto: entrelaçamento de dados. • Poder ser palavras. • Um semáforo. Através das cores uma mensagem é passada.
Cruzamento de unidades - composição de uma nova unidade
(Fazer-se compreendido)Intecionalidade (O que se pretende expressar) São vários os objetivos que um texto pode ser prouduzido (Diferentes a partir da intenção com que são produzidos) Propaganda (Intecionalidade: uma venda de algo material ou valores, princípios. prioridade: com quem se fala) Depoimento (Aqui a idéia de relato prevalece - Prioridade: aquele que fala) Resenha Crítica (Avaliação a respeito de uma texto ou de uma determinada obra) Aceitabilidade (Critério de recepção por parte daquele que lê) Formalidade Situacionalidade (Respeito ao contexto) Gramática Vocabulário (O vocabulário interfere na legitimização das idéias) Cuidado ao construir referências. Semana passada, etc. cuidado com os preconceitos, generalizações, estereótipos Informatividade Charge Reportagem Artigo Intertextualidade
Função da linguagem é um assunto também muito pedido tanto no ENEM quanto em qualquer outro vestibular... Os vestibulares modernos têm a preocupação de saber se os estudantes têm a noção de que um texto é muito mais do que um aglomerado de palavras. Todo texto tem uma função, um sentido, um propósito e características próprias. E nós precisamos aprender a reconhecer as particularidades de cada texto.
Para que nossas intenções fiquem evidentes ao escrevermos um texto, adequamos a linguagem para atender a um objetivo específico na comunicação. Assim sendo podemos transmitir informações de maneiras diversas. As funções da linguagem estão centradas nos elementos da comunicação. Podemos destacar a função conativa da linguagem, ou função apelativa. De fácil identificação a função conativa é organizada para influenciar e persuadir o destinatário, e para isso faz o uso de verbos no imperativo, pronomes na segunda pessoa e vocativos. Sua principal intenção é vender determinado produto ou ideia para um grupo social específico, sendo comumente empregada na publicidade. Observe que os anúncios vistos no dia a dia estão sempre dialogando com públicos diferentes, e a linguagem usada de forma diferente para que cada consumidor sinta-se “atingido” pelo emissor. A função conativa não é usada somente para à publicidade: podendo também ser encontrada em textos, como discursos, horóscopos e até mesmo em livros de autoajuda. Quando a intenção for persuadir, não tenha dúvida, utilize a linguagem conativa.
A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivo, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações. Duarte M. O Guia dos curiosos.
Você já deve ter lido o texto e percebeu que é um texto bem informativo. Explica-nos sobre a biosfera, como ela é dividida. Explica um pouco também sobre um ecossistema.
Perceba que usei os verbos: “informar”, “explicar”. Ou seja, o texto tem uma função de INFORMAR E EXPLICAR. Vamos então para as alternativas encontrar a resposta correta:
Letra A) – Emotiva. Não. O texto não apresenta os sentimentos do autor. Errada.
Letra B) – Fática. Também não. Essa linguagem é para testar oncanal de comunicação. É igual quando você atende ao telefone e fala: Alô. O alô é para testar o canal de comunicação. Ou seja, para saber se a pessoa está do outro lado. Errada também.
Letra C) – Poética. Não. Você viu alguma coisa de poesia no texto falando sobre ecossistema? Não. Errada também.
Letra D) – Conativa. Essa linguagem também é conhecida como Apelativa e tem o objetivo de influenciar o leitor. E não é o caso.
Letra E) – Já que todas que lemos até agora estavam erradas.