Estruturas para trabalhar em situações que ocorram algum tipo de erro no script.
throw, try/catch, finally, with. No javaScript: var x = a; var b = x + 10{ alert(b); }
No javaScript: try{ var x = a; var b = x + 10; alert(b); }catch(e) { /*alert(e.name + "-" + e.message);*/ alert(e.toString()); } Resultado de alerta javaScrip: ReferenceError:'a' não está definido
A estrutura finally não é obrigatória. Ela será executada, ocorrendo ou não, um erro.
Throw pode lançar um objeto error ou outro elemento. Inclusive uma string. Ao encontrar um erro será lançada uma exceção ao mesmo tempo recuperada pela estrutura cath, que imprimirá a mensagem de erro encontrada.
No javaScript: var x = prompt ("Informe numero maior que 15"); try{ if (x < 15) { throw "número menor que 15"; } alert(x); }catch(e) { alert(e); } Resultado: mensagem de alerta. Nesse caso se o número for menor do que 15 haverá uma mensagem: número menor que 15.
Destina-se a criar um escopo para um determinado bloco de código.
No javaScript: var Livro = { titulo : "Eram os Deuses Astronautas", autor : "Eric Von Daniken", obras: { romance : "37", documentarios : "20" } }; with (Livro.obras) { alert (romance); alert (documentarios); } Resultado: alerta javaScript; 37, 20
O Objeto error traz informações sobre um erro que acabou de ocorrer. Dentro do objeto existem duas propriedades e um método.
Traz os detalhes do erro. Ao usar referência a uma variável indefinida, pode aparecer uma messagem (variável indefinida.)
Traz o tipo de erro.
O método toString traz a mensagem e o nome, separados por dois pontos.