Um plugin é um programa, ferramenta ou extensão, que se encaixa a outro programa principal, para adicionar-lhe mais funções e recursos.
São fáceis de instalar e simples de manusear. Normalmente são leves, não comprometendo o funcionamento do software. Para assistir filmes pela internet, às vezes é necessário instalar um plugin no computador.
A maioria dos navegadores não são capazes de exibir filmes no formato Flash e precisam adicionar uma ferramenta para fazer isto.
Suas funções são variadas, e oferecem serviços inusitados e todo gênero de funções.
Obs: Nem todo programa aceita plugins, é preciso que sejam compatíveis.
Exemplos de softwares que utilizam extensões:
Dentro da jQuery.com existem vários plugins, um deles provavelmente servirá para o problema que o desenvolvedor precisa resolver. Com certeza há uma solução pronta, ao alcance, em algum desses repositórios. Só na jQuery existem mais de cinco mil plugins registrados.
Obs: Existem várias repositórios, onde podem ser encontrados plugins construídos para serem utilizados junto com a biblioteca jQuery. Para citar alguns:
Em primeiro lugar, importar a biblioteca jQuery e o plugin para validação. jQuery.formValidate O plugin pode ser salvo dentro de js (nova pasta, plugins).
<head> <title>JQuery UI - Plugins</title> <script type= "text/javascript" src= "/js/jquery-ui-1.10.4.custom.min.js"> </script> <script type= "text/javascript" src="js/plugins/jquery.form.validate-1.1.1.min.js"> </script> <script type= "text/javascript> </head>
No Html: <body> <form id="formulario"> <fieldset> <div> <label for="nome">Nome</label>
<input type="text" name="nome" class="required" /> </div> <div> <label for="email">E-mail</label>
<input type="text" name="email" class="required email" /> </div> <input type="submit" value="Gravar" /> </fieldset> </form> </body>