Home
índice


JQuery
Introdução

A construção de páginas Web é feita usando três tipos de tecnologia:

A jQuery é uma Biblioteca javaScript e foi criada para simplificar o modo de codificar javaScript nos documentos Web. O portal oficial da jQuery é jQuery onde é possível baixar a biblioteca, ver tutoriais, baixar plugins, acessar a documentação, etc:. Seu slogan é "Write less, do more". Escreva menos e faça mais. Seu criador é John Resig. No portal jQuery.org, além da História é possível ver quem mantém a biblioteca, licença de uso (baseada nas licenças do MIT e do GPL) ou seja a biblioteca é livre para quem quiser usá-la tanto para projetos pessoais quanto comerciais, sem retrições.

A biblioteca jQuery foi lançada no BarCampNYC em 14 de janeiro de 2006, mas em 2005 John Resig escreveu uma nota em seu blog a qual dizia estar pensando numa nova forma de codificar javaScript. Esse seria o primeiro rascunho da jQuery. No portal w3schools encontra-se referência a biblioteca jQuery. (esse portal é mantido pela w3c).

Essa biblioteca é um sucesso entre programadores e web designers. Mas antes de estudar jQuery é necessário conhecer Html, Css e javascript.

Vantagens em estudar jQuery:

Com o uso dessa biblioteca os prazos para entrega de projetos podem ser cumpridos rigorosamente, já que o tempo gasto na programação é reduzido de forma drástica. O profissional responsável procura facilidade e rapidez, sem perder a qualidade que o cliente deseja.

Incorpora as especificações antes dos outros navegadores e já suporta os seletores da Css3. Mesmo que o browser suporte ou não os seletores Css3, pode-se usá-los com a jQuery.

Sendo uma biblioteca ela ainda possui um frameWork, o jQueryUI, com componentes prontos para serem utilizados. Como abas, janela de diálogo, accordion, barras de progresso, janela modal, Datepicker, botões, autocomplete, etc.