Consórcio World Wide Web

Home
índice
Página anterior

W3C

A W3C.org define os padrões para web. Ela e a w3schools.com. são mantidas pelo mesmo grupo. Ou seja, as pessoas que construíram a web, seus fundadores, aqueles que deram início às primeiras tecnologias web, que escreveram os primeiros browsers, que definiram como as tags iriam funcionar é que mantém esse portal.

Eles fazem sugestões tanto para a comunidade de hardware como de software. Tanto uma indústria como a outra, seguem os padrões sugeridos pela W3C. Mas eles não são órgãos controladores, que forçam a utilização dos padrões. Cada um é livre para fazer o que quiser.

No entanto, utilizando os padrões w3c, existe a garantia de funcionamento dos códigos, em todos os browsers. O código será mais rápido também. Ou seja, aderir as webStandards, ou aos padrões da web definidos pelo w3c, já é codificar em um outro nível. A W3C faz muito mais do que falar de codificação html. -HTML é o básico do mundo web- Exemplo: ao entrar em WebDesign percebe-se quais são as diciplinas que estão relacionadas com webdesigner e aplicações web. Percebe-se também que estão falando sobre html, css, que são básicas para mexer com aplicações web. E ainda tem conhecimentos sobre:

Todas essas disciplinas dizem respeito ao desenvolvimento web. Tem também o universo de arquitetura Web Architecture web, Semantic Web enfim, são várias disciplinas que estão sendo normatizadas pela w3c. Na w3Schools existe bastante material para o estudante de xhtml, css, ajax, Jquery.

Falando de HTML

Existem algumas versões de HTML, como xhtml, xhtml5; o próprio html já tem algumas versões. Ele nasceu em 1990, criado por Timothy John Berners-Lee, (Londres, 8 de junho de 1951 ) físico britânico, cientista da computação e professor do MIT. É o criador da World Wide Web (Rede Mundial de Computadores - Internet, tendo feito a primeira proposta para sua criação em março de 1989. Em 25 de dezembro de 1990, com a ajuda de Robert Cailliau e um jovem estudante do CERN, implementou a primeira comunicação bem-sucedida entre um cliente HTTP e o servidor através da internet.

Berners-Lee é o diretor do World Wide Web Consortium (W3C), que supervisiona o desenvolvimento continuado da web. Também é o fundador da Fundação World Wide Web. Saiba mais: Timothy John Berners-Lee (Tim Berners)

Nesse padrão de html, existia ainda atributos nas tags, por exemplo, que permitiam aos seus desenvolvedores formatar os códigos dentro do código (podia-se construir html com letra maiúscula ou minúscula, abrir tags e não fechar, na verdade causando muitos problemas aos navegadores que tinham dificuldades de interpretar o código. Os códigos não eram bem estruturados. Por isso houve uma extensão desse html, que é o XHTML. Nele existe a necessidade de se construir as tags com letras minúsculas fechar as tags, existe a forma correta de fechar as tags, todos os atributos devem ser com letras minúsculas, colocar os valores dos atributos entre "aspas duplas"

A maioria das tags que existe no xhtml vão ser encontradas no HTML. A maior diferença é na sintaxe, na velocidade que os browsers interpretam o código. O XHTML é a versão do html, mais suportada por todos os browsers.

Existe ainda o html5, uma evolução do html, tem uma série de vantagens em utilizá-lo em termos de facilidade de codificação, as páginas são muito mais sofisticadas, com menos código. A desvantagem é que nem todos os browsers suportam o html5 por enquanto. Para os profissionais de codificação html o padrão de xhtml é o padrão indicado pela w3schools e está vigente a vários anos.O html5 está entrando agora -estamos em 2011- e ele ainda vai ter um tempo de maturação, mas em breve estaremos adotando o html5, assim que os browsers estiverem dando suporte a essa nova versão do html.