Estudando a Linguagem Go

Go é uma linguagem de programação criada pela Google e lançada em código livre em novembro de 2009. A sintaxe de Go é semelhante a C; uma variação é a declaração de tipos, a ausência de parênteses em volta das estruturas for e if. Possui coletor de lixo. Seu modelo de concorrência é baseado no CSP de Tony Hoare,além de possuir características do cálculo pi, como passagem por canal. Algumas funcionalidades ausentes são tratamento de exceção, Herança, programação genérica, assert e sobrecarga de métodos. Os autores expressam abertura para discutir programação genérica, mas argumentam abertamente contra asserções e defendem a omissão de herança de tipos em favor da eficiência. Ao contrário de Java, vetores associativos são parte intríseca da linguagem, assim como strings. Origem: Wikipédia,

Um tour por Go

O tour cobre as características mais importantes da linguagem, principalmente:

  • Básico. O ponto inicial é aprender todo básico da linguagem. Declarando variáveis, chamando funções, e todas as coisas que você precisa saber para avançar para próxima lição.
  • Estruturas de controle de fluxo: for, if, else e switch. Aprenda como controlar o fluxo do seu código com condicionais, loops, e switches.
  • Mais tipos: structs, slices, e maps. Aprenda como definir tipos baseado nos existentes: esta lição cobre estruturas, matrizes, slices e maps.
  • Concorrência Go dispões de estruturas de concorrência como parte do núcleo da linguagem. Estas lições apresentaram elas e darão alguns examplos sobre como usa-las.
package main 

import "fmt"

func main() {
	var num int = 0

	if num < 0 {

		fmt.Println(num, "é negativo")

	} else {

		fmt.Println(num, "é positivo")
	}
}