Home
Dores da Vitória
Página anterior

Inauguração do Grupo Escolar D.Helvécio
(Histórico)

Este Histórico foi retirado na íntegra, de um livro de anotações da época, uma preciosidade que ainda ficou graças ao carinho e respeito de pessoas que sabem que sem a preservação de sua história um povo não é senão um amontoado de pessoas sem referência, sem passado e consequentemente sem um direcionamento para o futuro. As palavras e os termos transcritos aqui, são totalmente fieis ao material pesquisado, por isso a diferença entre algumas palavras, como Victoria e Vitoria. Nesta página, ficará uma imagem escaneada do manuscrito em questão.

Termo de Abertura

Servira este livro todo numerado por impressão, para as actas e termos de visitas do Grupo Escolar D. Helvecio, de Dores da Victoria, municipio de Mirahy, e vai rubricado em todas as suas folhas com a rubrica Freitas de que uso. Leva no fim o termo de encerramento.
Dores da Victoria, 20 de julho de 1930.
O Inspector Escolar
Antonio Sanches de Freitas.

Grupo Escolar D. Helvecio de Dores da Victoria
Acta da installação

Aos vinte dias do mes de julho do ano de mil novecentos e trinta, as 13 horas, no edificio do "Grupo escolar D. Helvecio" realizou-se a installação solemne dos cursos do referido Grupo Escolar, com a presença do Exmo Sr Dr. Justino Alves Pereira, Presidente da Camara Municipal de Mirahy, Revmº Snr Padre Francisco Ermelindo Ribeiro inspector escolar do municipio. Exmos. Srs Antonio Sanches de Freitas, inspector escolar do distrito, Roberto José Ferreira, presidente do Directorio districtal do P.R. M, Salvador Raymundo vereador do dictrito a Camara Municipal de Mirahy, Exmas Sras D. Maria Barbosa Filgueiras, directora do Grupo Escolar, D. Maria da Costa e Souza, D. Leopoldina Costa Peres, D. Emilce Costa Peres, D. Esther Alves Ramos professoras nomeadas para o mesmo Grupo e varios membros do directorio distrital e central P.R.M. grande numero de pessoas gradas e de destaque; bem como de Exmas familias. Aberta a solenidade o Revdo Snr Padre Francisco Ermelindo Ribeiro assumiu a presidencia e praticou a chamada dos alumnos verificando o comparecimento de cento e sessenta e cinco alumnos dos cento e noventa e oito matriculados. Em seguida Sua Exma Revma declarou, em nome do Governo estadual o "Grupo Escolar D. Helvecio", pronunciando então vibrante e eloquente discurso que foi demoradamente applaudido. Logo após tomou a palavra o Exmo Sr. Dr. Justino Alves Pereira, Presidente da Camara, que congratulou-se com o povo de Dores da Victoria pelo grande melhoramento que o emmerito governo do Estado dotava ao próspero e fucturoso districto. Disse que não só ao Presidente Antonio Carlos deve o povo aquelle inestimavel elemento de progresso devia-o igualmente a benemerencia sem par do querido chefe da politica municipal Exmo Cap. Affonso Alves Pereira, que abnegadamente abriu sua bolsa para custear o monumento que se ergue neste povoado. Em seguida usaram da palavra os Snrs. Falcão Sobrinho professor Josino Neiva, director do Grupo Escolar de Mirahy, professora dona Maria da Costa e Souza e a alumna do Grupo Escolar D. Helvecio, Aurea Costa, cujos discursos foram obrigatoriamente applaudidos. Para constar lavrou-se esta acta que vai por todos assignada.

Termo do encerramento das aulas

Aos vinte e nove dias do mez de Novembro de 1930, na séde deste ditricto de Dores da Victoria, no edificio do Grupo Escolar D. Helvecio, sob minha presidencia, presentes; o inspector escolar, professoras e cento e vinte nove alumnos de ambos os sexos e das diversas classes de accordo o que preceitua o Regulamento do Ensino Primario em vigor, as 15 e meia horas, procedeu-se o encerramento das aulas do anno lectivo, hoje findo; havendo nesta ocasião os alumnos, entoado diversos hymnos, dentre estes o Hymno Nacional e o de João Pessôa; por uma das alumnas, foi feita a saudação a Bandeira Nacional. Para constar lavrei o presente termo que vai por mim assignado, pelo inspector escolar e professoras.
Dores da Victoria, 29 de Novembro de 1930.

Termo de Promoção

Ao 1º dia do mez de Dezembro de 1930, na sede deste districto de Dôres da Victoria, no edificio do Grupo Escolar D. Helvecio, as 11 horas, presentes a directora do Grupo Maria Barbosa Filgueiras o inspector escolar districtal Antonio Sanches de Freitas, as professoras Maria Costa e Souza, Leopoldina Costa Peres, Emilce da Costa Peres e Esther Alves Ramos, pharmaceutico Jose Hermogenes Filgueiras e mais pessoas gradas procedeu-se as promoções dos alumnos de accordo com o Regulamento do Ensino Primario em vigor. Foram promovidos do primeiro para o segundo anno, os seguintes alumnos da classe da professora Esther Alves Ramos: Maria Barbara 10, Linda Pereira e Maria Pereira 9; considerado não preparados 47. Promovidos do 1º anno adiantado para o 2º, classe da professora Emilce Costa Peres os seguintes alumnos: Antonio Aucírio, João Ederli, Lionia de Souza 10, Octacílio Ferreira, Francisco Xavier, Geraldo Antonio Tinta e Djanira Pereira de Souza 9, Marcellino Theodoro, Maria Famma e Geralda Alves Pereira 8, Gerimias da Silveira e Brazilina Maria de Jesus 7, não preparados 35. Promovidos do 2º para o 3º anno, classe da professora Leopoldina Costa Peres os seguintes: Antonio Vieira da Paz, Mauro Nolasco de Rezende, Salvador Silverio, Geraldo Ederli, Almerinda Todesco, Lucia Panno e Verediana de Assis 10, Edirce Costa Peres, Odorico Mazzine, Armando Nolasco de Rezende, Luiz Rocha Maradeia, Sebastião Silverio e Maria Todesco 9, Sebastião da Cunha Barros, José Lima, Olinda Guerra, Olga Pereira e Geralda Augusta de Barros 8, Antonio Pereira, Norberto Pereira, Manoel Theodoro, Julia Guerra e Carmelita de Souza Gomes 7, não preparados 17. Promovidos da 3ª para o 4º anno classe da professora Maria Costa Souza os seguintes: Geraldo Fóes, Saturnino Fernandes de Almeida, José Alves Ramos, Renato de Freitas Franco, Geraldo Ferreira, Elzira de Souza França, Thereza Fabian, Edmice Peres, Rachel Theodora da Silva, Izaulina Henriques, Regina Mazzine e Julieta Mazzine 10, Sebastião Fabian, Luiz Nolasco de Rezende, Sebastião Proence, José Garcia Siqueira, José Assis e Elvira Gomes 9, José Salustiano Vieira e Walter Raymundo 8, Geralda Cruz, Geraldina Dorna, José Esperança e Henriqueta Gomes 7, não preparados 19. Para constar lavrei este termo que vai por todos seus membros assignado.
Dores da Victoria, 1º de Dezembro de 1930.

Fundação do Clube de Leitura

Tive a honra de ser convidada hoje para assistir à fundação do Clube de leitura "Nossa Senhora Aparecida" dos alunos do 3º ano do Grupo E.D. Helvécio, classe da professora senhorita Ester Alves Ramos. Assisti ao auditório e notei que todos os alunos desempenharam perfeitamente os papeis que lhes foram confiados, provando assim que este estabelecimento, onde trabalhei 12 anos, se acha em franco progresso, dados os esforços empregados pela d. d. diretôra D. Maria Barbosa Filgueiras e das distintas professoras, as quais se dedicam e esmeram-se pelo desenvolvimento de seus alunos.

A' d. Ester Alves Ramos e a D. Maria Barbosa Filgueiras deixo consignados os meus sinceros parabens pelo grande exito obtido.
Dôres da Vitoria, 16 de abril de 1943. Maria da Costa e Souza - professora aposentada.

Acta de exame

Ao 1º do mez de dezembro de 1930, na séde deste distrito de Dôres da Victória, no edifício do Grupo Escolar D. Helvécio, às treze horas, presentes a directora do Grupo Maria Barbosa Filgueiras, o inspector escolar districtal Antonio Sanches de Freitas, as professoras Maria Costa Souza, Leopoldina Costa Peres, Emilce Costa Peres, Esther Alves Ramos, o juiz de paz José Alves Ramos, phco José Hermogenes Filgueiras e mais pessôas gradas, procedeu-se o exame das matérias do 4º anno primário a requerimento da alumna de escola singular, Aurea Costa e Souza, de accordo com o artigo 340 do Regulamento do ensino, em vigor. Foram processadas e julgadas as provas oraes, praticas e escriptas de accordo com o citado regulamento. A commissão examinadora composta da directora, inspector escolar, professoras Maria Costa e Souza e Ester Alves Ramos, publicou o seguinte,resultado: Approvada com distinção. Aurea Costa e Souza. E para constar lavrei este que vai por todos assignados. Deste se estrahirá uma copia para ser enviada a Secretaría Geral de instrucção.

Ata do exame da 4ª série

Aos 21 dias do mês de novembro do ano de 1.952, realizou-se de acordo com as instruções baixadas pela Secretaria da Educação, os exames finais da 4ª série, do Grupo Escolar "D. Helvécio" classe regida pela substituta D. Geraldina Gonçalves, fazendo parte na banca examinadora o exmo. snr. Inspetor Escolar Distrital, o exmo. Snr. Escrivão de Paz, as exmas. Snras. professôras: D. Altiva Pereira Trota e D. Maria Candida de Oliveira Ramos a Professôra da classe e a Diretora. De acordo com a Portaria 1.168 foram executados os “itens” referentes a esta classe obtendo os seguintes resultados: 7 alunos de média 10, (novatos); 6 alunos de média 9 (novatos). Foram apuradas as médias obedecendo as instruções do "Departamento de Educação" no Minas Gerais de 10-11-952. Ficou determinado após a terminação dos exames que a entrega dos "Certificados de aprovação" ficaria para o dia 30-11, ultimo domingo de novembro, com uma especial solenidade. Para constar lavrei a presente ata que será devidamente assinada.

Termo de abertura das aulas

1º Semestre do ano de 1955
No 1º dia do mês de fevereiro de 1955, a séde do Grupo Escolar D. Helvécio de Dôradoses da Vitória, município de Miraí às 11 horas com a presença da Diretora e professoras realisou-se a abertura das aulas do 1º semestre do ano letivo. Feita a chamada verificou-se a presença de........ alunos dos matriculados. Para constar foi lavrado o presente termo que será devidamente assinado.

Termo de entrega da direção do Grupo Escolar "D. Helvecio"
para a diretora substituta Maria Fernandes Ramos

Ao 1º dia de fevereiro de 1954, passei a direção do Grupo Escolar "D. Helvecio" de Dôres da Vitoria à professora primaria padrão M.B. do referido grupo, d. Maria Fernandes Ramos, por ter requerido do D.D. Chefe do Departamento licença para periodo de gestação. Para constar lavrei o presente termo que vai assinado por mim e pela diretora substituta.

Voltar ao topo