Home
índice
Página anterior

Objeto Math

O objeto Math auxilia na criação de scripts para realizar operações matemáticas. Este objeto não precisa de um construtor. Para os outro objetos cria-se um new, mas math tem as funções e as propriedades estáticas. (acesso direto pela classe Math.) As propriedades do objeto, são constantes matemáticas notáveis. São elas:

Math.PI

Retorna o número PI (aprox. 3.14159)

Math.E

Retorna o número de Euler(approx. 2.718)

Math.SQRT2

Retorna a raiz quadrada de 2 (approx. 1.414)

Math.SQRT1_2

Retorna a raiz quadrada de 1 dividida por 2(aprox. 2.302)

Math.LN2

Returns the natural logarithm of 2 (approx. 0.693)

Math.LN10

Retorna o logarítmo natural de 10 (aprox. 2.302)

Math.LOG2E

Retorna o logarítmo na base 2 de Euler (aprox. 1.442)

Math.LOG10E

Retorna o logarítmo natural na base 10 de Euler (aprox. 0.434)

Math.PI

Para recuperar o valor da circunferência.
Obs: em matemática para calcular o comprimento de uma circunferência usa-se a seguinte fórmula:
C = 2 * r * pi
No javaScript:
alert(2 * Math.PI * 20);
Na janela de alerta:
resultado: 12566370614359172
//esse número é para o valor que foi declarado, nesse caso o número 20

Número absoluto

No javaScript:
alert(Math.abs(5.9));//número absoluto
Na janela de alerta:
resultado: 5.9

Maior número

No javaScript:
alert(Math. max(5.9, 6, 12, -80));//maior número
Na janela de alerta:
resultado: 12

Menor número

No javaScript:
alert(Math. max(5.9, 6, 12, -80));//menor número
Na janela de alerta:
resultado: -80

Arredonda o número

No javaScript:
alert(Math.round(12.5));//inteiro mais próximo
Na janela de alerta:
resultado: 13
//arredonda para o número mais próximo, se fosse 12.4 o resultado seria 12.

Arredonda o número para baixo

No javaScript:
alert(Math.floor(45.5));//arredonda para baixo
Na janela de alerta:
resultado: 45

Arredonda o número para cima

No javaScript:
alert(Math.ceil(45.5));//arredonda para cima
Na janela de alerta:
resultado: 46

Potência de um número

No javaScript:
alert(Math.pow(12,3));//12 elevado a terceira potência
Na janela de alerta:
resultado: 1728

Raiz quadrada

No javaScript:
alert(Math.sqrt(16));//raiz quadrada de 16
Na janela de alerta:
resultado: 4

Número Aleatórios

Um gerador de números aleatórios é um dispositivo computacional ou físico que gera uma sequência de números ou símbolos sem qualquer padrão, (pseudo)aleatoriamente. Ele gera números entre 0 e 1. Em Javascript esses números são gerados com o método random() do objeto Math que permite obter números (pseudo)aleatórios para diversos usos em scripts.

No javaScript:
alert(Math.random()); //o resultado é um número entre 0 e 1, com vários algarismos
Na janela de alerta:
resultado: 0.19451354060952008 //exemplo de um dos números gerados com esse código

No javaScript:
alert(Math.random( ) * 6 ); //nesse caso o resultado é um número de 0 a 5, gerado com vários algarismos
Resultado: 3.889182364102435 //um dos resultados obtidos na janela de alerta

Para gerar números decimais de 0 até 10 multiplica-se por 10, de 0 até 15, multipica-se por 15, e assim sucessivamente. Depende da quantidade de números desejada.

Número Aleatórios Inteiros

Para gerar número aleatórios inteiros usa-se a função math.floor, vista acima, que arredonda o número para baixo.
No javaScript:
var n = Math.floor(Math.random()*10); //gera um número aleatório inteiro, entre 0 e 9
alert(n); //retorna um número entre 0 e 9
Resultado: 7 //um dos reultados inteiros, gerado

Para gerar o número máximo que foi declarado

(lembre-se que o número gerado é sempre um número antes do número máximo declarado)
No javaScript:
var n = Math.floor(Math.random()*10+1); //gera um número aleatório inteiro, entre 0 e 10
alert(n);//retorna um número entre 0 e 10
Resultado: 10//um dos resultados gerados.
Note que +1 faz com que o número máximo também possa ser gerado, sendo que aqui esse número foi o número 10

Gerando número aleatório dentro de um Limite

numAleat = Math.random() * 3 ; //quantidade de números possíveis
numAleat = Math.floor(numAleat); //arredonda o número. Floor arredonda para baixo
numLimiteInf = 5; //limite inferior
Aleat += LimiteInf //soma o limite inferior ao numero gerado já arredondado
alert( numAleat); //escreve o numero na janela de alerta
Resultado: 6 //um dos resultados gerados.

Math LOG

No javaScript:
alert(Math.log(5));
Resultado:1.6094379124341003 //logarítmo de 5

Math SIN

No javaScript:
alert(Math.sin(5));
Resultado: -0.9589242746631385 //retorna o seno do ângulo informado no parâmetro

Math COS

No javaScript:
alert(Math.cos(5));
Resultado: 0.28366218546322625 //retorna o cosseno do ângulo informado no parâmetro

Math TAN

No javaScript:
alert(Math.tan(5));
Resultado: -3380515006246586 //retorna a tangente do ângulo informado no parâmetro

Math ASIN

No javaScript:
alert(Math.asin(0));
Resultado: 0 //retorna o valor em radianos, representando o arco, cujo seno foi informado no parâmetro.

Math ACOS

No javaScript:
alert(Math.acos(0));
Resultado: 1.5707963267948966 /*retorna o valor em radianos, representando o arco, cujo cosseno foi informado no parâmetro.*/

Math ATAN

No javaScript:
alert(Math.atan(0));
Resultado: 0 /*retorna um valor númerico entre -pi/2 e pi/2, representando o arco em radianos, cuja atangente foi informada no parâmetro da função.*/

Math ATAN2

No javaScript:
alert(Math.atan2(2,2));
Resultado: 0.7853981633974483 /*retorna um valor númerico entre -pi e pi, representando o arco em radianos, cuja atangente é igual ao quociente dos parâmetros informados.*/