Home
índice

JavaScript

JavaScript é uma linguagem de programação orientada a objeto. Foi originalmente implementada como parte dos navegadores web para que scripts pudessem ser executados do lado do cliente e interagissem com o usuário sem a necessidade de passar pelo servidor, controlando o navegador, realizando comunicação assíncrona e alterando o conteúdo do documento exibido.

É atualmente a principal linguagem para programação client-side em navegadores web. Foi concebida para ser uma linguagem script com orientação a objetos baseada em protótipos, tipagem fraca e dinâmica e funções de primeira classe. Possui suporte à programação funcional e apresenta recursos como fechamentos e funções de alta ordem comumente indisponíveis em linguagens populares como Java e C++. É baseada em ECMAScript padronizada pela Ecma international nas especificações ECMA-2623 e ISO/IEC 16262.

História

JavaScript foi originalmente desenvolvido por Brendan Eich da Netscape sob o nome de Mocha, posteriormente teve seu nome mudado para LiveScript e por fim JavaScript. LiveScript foi o nome oficial da linguagem quando foi lançada pela primeira vez na versão beta do navegador Netscape 2.0 em setembro de 1995, mas teve seu nome mudado em um anúncio conjunto com a Sun Microsystems em dezembro de 1995 quando foi implementado no navegador Netscape versão 2.0.

A mudança de nome de LiveScript para JavaScript coincidiu com a época em que a Netscape adicionou suporte à tecnologia Java em seu navegador (Applets). A escolha final do nome causou confusão dando a impressão de que a linguagem foi baseada em java, sendo que tal escolha foi caracterizada por muitos como uma estratégia de marketing da Netscape para aproveitar a popularidade do recém-lançado Java. JavaScript rapidamente adquiriu ampla aceitação como linguagem de script client-side de páginas web. Logo a seguir, veio a época da chamada guerra dos browsers, cujos efeitos nocivos se fazem sentir até hoje. A Microsoft, em resposta a Netscape desenvolveu um dialeto compatível com a linguagem de nome JScript baseada em Visual Basic a versão JScript 1.0 que foi lançada com o navegador Internet Explorer 3.0 e liberado em Agosto de 1996. Javascript e Jscript são tão similares que os dois termos são comumente usados de forma intercambiável.

A Microsoft entretanto declara muitas características nas quais JScript não conforma com a especificação ECMA. Em novembro de 1996 a Netscape anunciou que tinha submetido JavaScript para Ecma internacional como candidato a padrão industrial e o trabalho subsequente resultou na versão padronizada chamada ECMAScript
JavaScript tem se transformado na linguagem de programação mais popular da web. Inicialmente, no entanto, muitos profissionais denegriram a linguagem pois ela tinha como alvo principal o público leigo. Com o advento do Ajax, JavaScript teve sua popularidade de volta e recebeu mais atenção profissional. O resultado foi a proliferação de frameworks e bibliotecas, práticas de programação melhoradas e o aumento no uso do JavaScript fora do ambiente de navegadores, bem como o uso de plataformas de JavaScript server-side. Em janeiro de 2009 o projeto CommonJS foi fundado com o objetivo de especificar uma biblioteca padrão para desenvolvimento JavaScript fora do navegador. Obs: A Aol Comprou a Netscape.

JavaScript é uma linguagem de programação criada pela Netscape em parceria com a Sun Microsystem com a finalidade de fornecer interatividade as paginas Web. A primeira versão de javaScript foi criada em 1995 e implementada em 1996 pelo Netscape Navigator líder do mercado de browser na época. Já foi chamado de mocha, de liveScript e javaScript como é popularmente conhecido e atualmente ECMAScript porque ela é mantida pela organização Ecma quem define o que entra na linguagem e como funcionrá. Segundo a W3C o XHTML deverá ser utilizado na construção do documento Web. O CSS para dar estilo visual ao documento e o JavaScript entra com a ação, responde a eventos, em suma, ele cria uma interação com o internauta. HTML e CSS são fundamentais para a construção de páginas Web junto com tecnologias Scripts.

Com o uso de elementos HTML, não há como fazer funcionar um formulário HTML. Não há como processar os dados nem mesmo enviá-los ao servidor ou a outra máquina. Para cumprir essas tarefas, é imprescindível um programa que manipule e processe os dados. Existem várias linguagens para adicionar e processar dados em páginas web, como Ruby, PHP e outras. O problema é que essas linguagens foram desenvolvidas para rodar do lado do servidor. Ou seja depende de um computador remoto onde estão as funcionalidades capazes de interpretar e fazer os programas funcionarem.

Conceitos Básicos

JavaScript: Linguagem de Script
Browser: Ambiente de Hospedagem
Objetos: Propriedades e Métodos

O que pode ser feito com JavaScript:

Manipular

Interagir

Onde encontrar javaScript.

JavaScript é encontrado em efeitos de abrir e fechar áreas. Slide show, drag drop (clicar e arrastar). Passando o mouse por cima de uma imagem ou foto e obtendo-se uma cortina com informações, esse efeito também é feito em javaScrip. Área de bate-papo, ao clicar em um link e abrir uma janela. Validação de Formulários mais rápida. Draggable, Accordion (clicando-se em uma área, esta se abre e a que está aberta fecha-se). ToggleClass (animação, a área que foi clicada aumenta). Calendário renderizado em javaScript. Editor de HTML mais complexo também é feito em javaScript. Barra de controle com porcentagem, barra de progresso. etc.

Requisitos para aprender JavaScript:

Javascript destina-se a manipular os elementos de um browser fazendo a interação do usuário com as páginas Web.

Tem como objetivo:

.

alterar o título de um browser.
. Fazer elementos correrem pela tela.
. (para isso ser realizado ele precisa de um browser. Sem o auxílio do browser ele não funciona.

O browser tem duas grandes responsabilidades junto com javaScript.

Primeira:

interpretar o javaScript. (O javaScript é uma linguagem interpretada, ou seja não precisa ser compilada como outras linguagens). Basta colocar o script dentro da página HTML e o browser se encarregará de interpretar a programação.

Segunda:

oferecer ao javascript referência aos elementos presentes no browser. Exemplo: se tiver uma imagem é necessário que o javaScript consiga acessar essa imagem. Ele só conseguirá com o auxílio do browser, que deixa a disposição da linguagem, as referências necessárias para:

Enfim todos esses elementos, chamados de objetos podem ser acessados pelo javaScript.

Objetos

Para melhor compreensão de um objeto em javaScript, pode-se fazer um paralelo com ojetos reais, um gato por exemplo. Um gato tem como características próprias:
cor, tamanho, raça
em javaScript essas características são chamadas de atributos ou propriedades:

O gato também pode fazer determinadas ações como:
andar(), comer(), dormir()
Em javascript as ações são métodos ou funções.

para acessar tanto as propriedades como os métodos existe uma sintaxe própria.

Para acessar o tamanho de um gato:

Gato.tamanho; /*partir do objeto mais genérico Gato nesse exemplo, colocar um ponto . logo depois o atributo ou método.*/
Gato.dormir();/* métodos ou funções terminam com abre e fecha parênteses*/.
Obs.O objeto Gato serve apenas para explicar como acessar as propriedades e métodos de um objeto.

Objetos JavaScript

Existem três categorias de objetos em javaScript:

  1. Objetos Internos (string, number, date) - Textos são chamados de string, number números, date para datas.
  2. Objetos do Browser (window, document) window, janela do navegador, document é a página apresentada na janela.
  3. Objetos Personalizados construídos pelo programador.