página anterior
Home

Mulheres que fizeram a diferença

Indira Gandhi

Indira Priyadarshini Gandhi,(Allahabad, 19/11/1917 — Nova Délhi, 31/10/1984) foi primeira-ministra da Índia entre 1966 e 1977 e entre 1980 e 1984. Filha de Jawaharlal Nehru; foi a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do governo indiano. Tinha o sobrenome do marido Feroze Gandhi, que havia mudado seu sobrenome para "Gandhi" por razões políticas. Brilhante política, estrategista e pensadora, possuía grande ambição política. Como mulher e ocupando a mais alta posição do governo numa sociedade, na época, ainda bastante patriarcal, esperava-se que Indira fosse uma líder de pouca relevância, mas as suas acções provaram o contrário. Filiou-se em 1939 ao Partido do Congresso Nacional Indiano, e passou mais de um ano presa por atividades durante a guerra. Seus primeiros anos na política foram dedicados a ajudar o pai, Nehru, primeiro-ministro, exercendo o cargo de presidente do Congresso (1959-60). Tornou-se ministra da Informação e Radiodifusão no gabinete de Lal Bahadur Shastri, e em 1966, após a morte deste, foi escolhida para sucede-lo como primeiro-ministro, depois de breve interinidade exercida por Gulzarilal Nanda. leia mais...


Marie Curie

Marie Sklodovska Curie foi a primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel e a única pessoa a ganhar dois prêmios Nobel em categorias diferentes. O primeiro foi o de Física, em 1903, junto com seu marido Pierre Curie. A princípio, a Academia de Ciências de Paris se recusou a admiti-la como membro e só voltou atrás quando Marie ganhou o prêmio de Química, em 1911. Era um espanto, nessa época, a mesma mulher ganhar o Nobel duas vezes – se desfazia a a ideia da inferioridade da inteligência feminina.

Patricia E. Bath

A médica Patricia E. Bath, inventou um método muito usado de remover catarata e um aparelho para realizar o procedimento (Patente dos EUA número 4.744.360). Sua invenção, que usa lasers para remover catarata dos olhos de maneira menos invasiva, ajudou a recuperar ou melhorar a visão de milhões de pacientes no mundo todo, tornando seu feito uma das evoluções mais importantes no campo da oftalmologia.

Tabitha Babbitt

Tabitha Babbitt (1784-cerca de 1853) foi um dos primeiros americanos fabricantes de ferramentas, creditado com a invenção da primeira serra circular usada em uma serraria em 1813. E também alegou que ela inventou um processo para a fabricação de dentes falsos e uma cabeça de roda girando. Ela era um membro da Shaker comunidade em Harvard, Ao perceber que os tecelões precisavam trabalhar em dupla para manusear e serrar a madeira, Tabitha quis modernizar e otimizar a produção dando uma grande contribuição ao marceneiros de plantão com seu invento. Ela também compartilha a invenção de cortar as unhas com Eli Whitney . Como Shaker , Babbitt nunca patenteou nenhuma de suas invenções.

Voltar ao topo