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Divulgação de uma página na Internet

Após termos uma página na Internet, provavelmente iremos querer que ela tenha visitas. Podemos dar o endereço aos nossos amigos, mas esse talvez não seja o melhor método de atrair visitas (a não ser que tenhamos mesmo muitos amigos). Torna-se assim importante divulgar a nossa página. Podemos pedir uma link a sites semelhantes, mas o melhor método mesmo é a sua inclusão num ‘search engine’. Vamos aqui ver como podemos divulgar a nossa página no AEIOU português e no Altavista, que funciona a nível internacional. Iremos ainda abordar os ‘crawlers’, que são uma espécie de robots que procuram páginas novas na Web, e por isso devemos ter sempre a nossa página preparada para os receber, o que iremos ver como fazer.

Em www.aeiou.pt temos um dos mais populares motores de busca portugueses. Para acrescentarmos o nosso site, devemos, uma vez na página principal do AEIOU, clicar no link ‘Adicionar’ no canto superior esquerdo. Surge então um formulário que deve ser preenchido com atenção. Em ‘Site’ devemos escrever o título do site, e em ‘URL ‘ é que escrevemos o seu endereço. Devemos escolher a categoria onde o nosso site se enquadra melhor, e, muito importante, escolher não mais que meia-dúzia de ‘keywords’. Estas são muito importantes, pois são as palavras que se devem relacionar com o nosso site quando alguém faz uma pesquisa. Devem ser palavras simples mas o menos ambíguas possível. Devemos ainda preencher o nosso nome, endereço de e-mail e atribuir uma password, para que mais tarde possamos mudar o registo da nossa página no AEIOU, se necessário. Depois de submetidos os dados, a nossa página estará automáticamente presente na base de dados do AEIOU.

O Altavista da Compaq, acessível em www.av.com, orgulha-se de ser o maior motor de busca do mundo. Podemos adicionar as nossas páginas a este ‘search engine’, mas a grande maioria das páginas presentes nas suas bases de dados são adicionadas através de ‘crawlers’. Estes ‘crawlers’ são uma espécie de pequenos programas robot – ‘bots’ que procuram constantemente na web páginas não presentes nas bases de dados do Altavista. Porém, não são robots inteligentes, e por isso um bom criador de sites fornece a informação necessária para que os ‘crawlers’ adicionem correctamente as palavras-chave e a descrição do nosso site ao Altavista, ou a qualquer outro motor de busca baseado neste sistema. Caso esta informação não exista, serão adicionadas as primeiras linhas de texto do nosso site, o que não é muito desejável. Para isso, devemos inserir o seguinte no início da primeira página do nosso site (normalmente ‘index.htm’ ou ‘index.html’):

<html>
<head>
<title>Eduardo Sousa</title>
<meta name="keywords" content="arte digital poesia musica">
<meta name="description" content="Página pessoal de Eduardo Sousa">
</head>

Estas ‘tags’ <meta> servem para inserir informação invisível ao visitante, mas muito útil a outros agentes da Internet, como os ‘crawlers’. Um ‘bot’ ao ler esta informação irá indicar ao Altavista o endereço onde encontrou o nosso site, assim como o título (que lê em <title>) e as outras informações que normalmente fornecemos aos ‘search-engines’: as ‘keywords’ e a descrição do site. Para acrescentarmos a nossa página ao Altavista então, temos apenas que, uma vez tendo inserido os ‘meta-tags’, indicar o endereço da página de modo a ‘obrigar’ o ‘crawler’ a passar por lá. Fazemos isso a partir da link ‘Add a page’, presente no fundo da página principal do Altavista. Depois, basta inserir o endereço e esperar que o ‘crawler’ faça o trabalho por nós. Por: Eduardo Sousa

Unicode

Padrão mundial de escrita que faz com que caracteres de outra línguas possam ser escritos sem problemas e representados em computadores. A “missão” do Unicode é apresentada de forma clara no web site do Unicode Consortium (entidade responsável pela sua gestão): Ele fornece um número único para cada caractere, não importando a plataforma, nem o programa sendo capaz de representar as letras usadas no Português, Inglês, Francês, Espanhol e também letras e símbolos utilizados em outras linguagens. Inclui vários símbolos como os de pontuação, símbolos técnicos e outros caracteres utilizados em texto escrito. O padrão Unicode, mapeia para um code point cada letra ou símbolo, de cada alfabeto usado no mundo. O code point é um código no formato U + número em hexadecimal. O exemplo de códigos das letras que compõem a palavra "Paz" e Brasil.

    B - U+0042
    R - U+0052
    A - U+0041
    S - U+0053
    I - U+0049
    L - U+004C

As letras maiúsculas possuem code points diferentes das letras minúsculas. Exemplo: “A” é U+0041, “a” é U+0061. Lembrete: os primeiros 127 code points (até U+007F) são compatíveis com os códigos utilizados na antiga tabela ASCII. O aplicativo Mapa de caracteres (charmap) do Windows pode ser utilizado para consulta à tabela Unicode. Para acessá-lo, basta ir para o Prompt de Comando e digitar charmap. Na Figura 1, o Mapa de caracteres informa o code point associado à letra grega alfa.

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Encodings

Um encoding é uma técnica que define regras para armazenar os code points dos caracteres que compõem as strings na memória do computador. Existem vários deles: UTF-8, ISO-8859-1 (apelidado de Latin-1), UCS-2, Windows-1252, etc. Cada encoding utiliza uma técnica diferente para lidar com os códigos Unicode. O encoding UTF-8, é capaz de representar qualquer caractere Unicode. Para isso, utiliza uma técnica onde uma quantidade de 1 a 6 bytes pode ser utilizada para representar cada caractere. Ou seja, o UTF-8 não trabalha com uma representação em tamanho fixo. Os code points de 0 a 127 são armazenados com 1 byte. Porém, os demais podem ser armazenados em memória com tamanho de 2 a 6 bytes. O UTF-8 é completo (armazena qualquer caractere Unicode) e usa uma técnica de armazenamento que pode ser considerada “sofisticada”. Outros encodings, como ISSO-8859-1 e Windows-1252 são menos completos do que o UTF-8, trabalham apenas com um subconjunto da tabela Unicode (ex: caracteres das linguagens ocidentais). Por fazerem uso de técnicas de armazenamento mais simples e além disso, conseguem representar strings gastando um número menor de bytes. maiores informações..

Vídeos Para Todos

Vídeos Para Todos Vídeo para Todos é simplesmente um pedaço de código HTML que incorpora um vídeo em um site usando o HTML5 elemento, caindo de volta para o Flash automaticamente, sem o uso de JavaScript ou browser-sniffing. E, portanto, funciona em leitores de RSS (sem JavaScript), no iPhone / iPad (não suportam Flash) e em vários navegadores e plataformas . Graças à rápida adoção de vídeo HTML5 acontecendo agora, Vídeo para Todos não é a única solução ao redor. VFC é para desenvolvedores que querem algo realmente simples e que possam usar rapidamente em seus blogs ou sites, ou como ponto de partida para desenvolver sua própria solução personalizada. Ele não usa JavaScript. Devido a isso, não funciona em Android versões anteriores à 2.3 (Gingerbread). Isso é culpa do Google. Se você não se importa com as razões por trás disso, você deve usar apenas uma solução como MediaElement.js ou VideoJS que não funcionam em versões mais antigas do Android.

Site Responsivo

Esse post tem como objetivo jogar uma luz sobre layouts responsivos. Antigamente, a principal dificuldade enfrentada por um desenvolvedor web era fazer o site renderizar da mesma forma em todos os navegadores. Isso não seria uma tarefa tão árdua não fosse pelo nosso “querido amigo” Internet Explorer. Site Responsivo



Posicionamento do Site nos Mecanismos de Busca

Técnicas para melhorar o posicionamento nos mecanismos de buscas.
Ao desenvolver sites ou até mesmos pequenas aplicações para web, o ideal é adotar um padrão para o desenvolvimento dos trabalhos para estar sempre bem posicionado em qualquer mecanismo de busca.

Criar uma página de erros customizada com opções e instruções para quem está navegando no site, é uma boa prática para usuários que clicaram em algum link incorreto ou se enganaram na hora de digitar a URL do site.

É natural ter preguiça de digitar "www" na hora de entrar em algum site. Por isso, redirecionar as URL’s para que o site seja acessado automaticamente sem a necessidade de digitar "www".

Ao disponibilizar conteúdo RSS no site, inclua o código de auto-discovery no cabeçalho do código. Isso permitirá que os browsers e leitores de RSS, automaticamente detectem a presença do conteúdo RSS e alertem os visitantes que essa opção esta disponível.

A navegação deve ser coerente em um site. Quando um visitante navega pelo site, o menu deve ficar no mesmo lugar em cada página, tornando-se conveniente para o visitante. O MENU também deve ser claramente visível e não deve haver qualquer conteúdo duplicado para confundir os visitantes.

Criar um favicon para que a logo ou produto apareça na caixa de endereço. Esse ícone será inclusive mostrado nos sites marcados e dará a ele um distintivo único. Favicons (palavra derivada de favorite (favorito) e icon (ícone)). São pequenas imagens no formato *.ico com de cerca de 16×16 pixels que ficam guardados em um site para visualização pelo navegador.

Usar nomes significativos para qualquer arquivo de imagens, gráficos ou páginas da web. Muitos motores de busca verificam os nomes de arquivo como parte de seu motor de busca, utilizar palavras-chaves ao invés de nomes de arquivos podem ajudar a melhorar o posicionamento.

Definir o tamanho correto de gráficos e imagens dentro da página, melhora o desempenho de carregamento da página e acelera o tempo para exibição de todo conteúdo.

Utilizar a tag ALT para colocar a descrição das imagens. A utilização dessa tag, não serve só para os visitantes que não sabem o que aquela imagem pode siginificar, como é lida pelos mecanismos de buscas, ajudando em um melhor posicionamento.

Ao nomear os arquivos, utilizar sempre hífens (web-page.html) ao invés de underlines (web_page.html). Essa técnica facilitará aos motores de buscas, separar e indexar melhor as palavras-chaves.

Incluir o copyright no rodapé de cada página pode até parecer um detalhe desnecessário, mas um site que tem seu copyright desatualizado é sinal que está ultrapassado. Sempre atualizar o ano corrente ao lado do caracter especial ©. Fonte:inspiremonkey


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